top of page
DANIEL MARIANO
Daniel Mariano é cantor, violonista e compositor. Natural de Belo Horizonte – Minas Gerais, iniciou ali sua carreira artística apresentando-se como violonista e cantor. Com 19 anos de estrada, esse artista mineiro já se apresentou em vários estados do Brasil e também no exterior, em países como: Alemanha, França, Itália e Chile.

Artista versátil, realiza trabalhos nas mais diferenciadas funções musicais, seja como intérprete, compositor ou arranjador. Pesquisador inquieto, graduou-se em Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais em 2004, onde iniciou as pesquisas em repertório latino americano, assim como em processos de ensino da música.

Participou de vários seminários, cursos e oficinas relacionados à Música nos anos de 2001 a 2008.

No mesmo período estudou técnica violonística, Harmonia e Improvisação com o violonista mineiro Alvimar Liberato e Arranjo e Harmonia com o maestro e pianista cubano Nestor Lombida, ambos em Belo Horizonte. Nos anos de 2005 e 2007 foi contemplado com o prêmio Jovem Músico BDMG, para instrumentistas até vinte e cinco anos de idade. Neste trabalho realizou apresentações do repertório de vários países latino americanos, como Brasil, Paraguai, Argentina e Venezuela.

DSC00022.JPG

Em seus trabalhos no teatro, exerce funções de intérprete, compositor, arranjador, diretor musical, preparador vocal e ator.

Foi o diretor musical da montagem Dias Felizes, apresentada no Festivales Temporales Internacionales em várias cidades do Chile, em 2006. No ano de 2007 o espetáculo O Último Voo do Flamingo recebeu do Usiminas/Sinparc-MG o prêmio de melhor trilha sonora para teatro adulto, onde o artista era preparador vocal, arranjador e diretor musical. Em 2008 esteve na Europa apresentando-se com o espetáculo Ritmando, em cidades da Itália, França e Alemanha.

Esteve à frente do projeto Chévere!, que entre os anos de 2004 a 2009 realizou pesquisas sobre a cultura e as músicas tradicionais iberoamericanas, resultando em apresentações públicas em diversos espaços, na cidade de Belo Horizonte e em todo o estado de Minas Gerais.

O repertório apresentado contava com o melhor do cancioneiro iberoamericano, repleto de ritmos do Caribe, Espanha, Andes e Cone Sul.

Atualmente, reside na região nordeste do Brasil, na cidade de João Pessoa – Paraíba, na qual concluiu um mestrado em Educação e um mestrado em Música – Educação Musical. É membro da Orquestra Sinfônica da Paraíba na função de professor de técnica vocal do Coro Infantil e lecionou na graduação em Licenciatura em Música na Universidade Federal da Paraíba. Está à frente dos projetos Tordesillas – sobre o cancioneiro íberoamericano -, Mantrika – sobre mantras indianos -, além de contribuir como sideman de diversos cantores, tais como André Morais (PB) e Lídia Quadros. (RJ)

guitar-102708_1280.jpg
bottom of page